O lixão de São Francisco de Assis, na Região Central, está sendo investigado pela Polícia Civil do município. O motivo seria possível irregularidade no descarte de resíduos no local que fica a três quilômetros da entrada da cidade.
Conforme o delegado titular de São Francisco, André Pastoriza, foi registrada uma ocorrência, ainda em 2013, sobre o depósito irregular de lixo em uma área no interior do município, conhecida como saída do sítio, perto da rodovia RSC-377. Segundo moradores, a situação do lixão seria insustentável. O lixo é depositado em céu aberto, sem aterro.
A delegacia solicitou um laudo técnico para a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para que sejam levantadas as reais condições do local.
_ Precisamos saber se houve preparo do solo, e se há responsabilidade mesmo da prefeitura, ainda não podemos afirmar se há crime ambiental, precisamos saber em que situação está o lixão _ explica o delegado.
Enquanto o levantamento não é entregue, Pastoriza afirma que as investigações buscam esclarecer os fatos e colher informações com moradores e responsáveis da prefeitura.
_ Ainda é cedo para informar algo, precisamos de dados concretos.